Faixa de pedestres 3D que engana o motorista

Catálogo Tecnológico

A cidade pesqueira de Ísafjörður, no noroeste da Islândia, é a primeira do país a adotar uma travessia de pedestres em terceira dimensão.

A ilusão de ótica provocada pelas listras, que aparentam flutuar sobre a calçada, rapidamente viraram atração turística na localidade de 3 mil habitantes. No entanto, a novidade não foi implantada por razões puramente estéticas.

Faixa de pedestres 3D que engana o motorista

Faixa de pedestres 3D

O objetivo da empresa Vagamálun, que idealizou o projeto, é fazer com que os motoristas reduzam a velocidade ao se aproximarem da travessia de pedestres, evitando que parem em cima da faixa e que colidam com seus automóveis em pedestres nos cruzamentos da cidade. Para as pessoas que as atravessam, a visão das listras permanece a mesma. Mas para o motorista do veículo que a vê de outro ângulo a visão é totalmente diferente.

Faixa de pedestres 3D que engana o motorista

O experimento tridimensional de faixas para pedestres começou a entrar em vigor na região central da cidade. Pois essa área possui um tráfego relativamente pequeno de veículos para teste do experimento.

A inspiração veio de iniciativas semelhantes de localidades da Índia, China e Rússia. E muito em breve, deve ser levada para os cruzamentos de outras cidades da Islândia.

Será que isso pega? Já pensou isso aqui no Brasil? O que você acha? Deixe seu comentário…

Obrigado! Você já curtiu isso.
Nenhum comentário